quinta-feira, 26 de junho de 2008

Onde encontar os melhores talentos para a Internet? Na escola!

O mundo se divide hoje em nascidos naera digital e treinados no mundo digital.

Os nascidos digitais não lêem manuais, raramente recorrem a helpdesks... e no entanto conseguem fazer tudo e um pouco mais nos seus terminais.

Os profissionais em processo de evolução do off line para o online justificam todos os programas de atendimento à distância, e são a maior fonte de críticas aos serviços por eles prestados.

Submeti a uma turma de 5º período da ESPM um trabalho em grupo com o desafio de analisar as perspectivas da Comunicação Dirigida diante da evolução dos meios digitais.

Cada grupo que se apresentou até agora revelou capacidade de analisar o momento atual, delinear os próximos passos, citando cases notáveis com grande adequação. Não precisava dizer isto, mas me senti realizado como professor.

Acho que a função do professor é abrir caminhos para os alunos. Cabe a eles trilhá-los com inteligência e interesse nos seus vários aspectos. E é exatamente isto o que está ocorrendo.

Hoje posso assegurar a todos os profissionais de mercado que os novos caminhos para a integração do off line com o online passam obviamente pela gente nascida online, bem preparada tecnicamente numa boa escola -no caso a ESPM - colocada diante de desafios.

É óbvio não é? Mas quase nunca o óbvio ficou tão visível para mim.

Um comentário:

railer disse...

eu não sou nascido online, mas tive um contato bem cedo com as tecnologias, redes de comunicação digitais etc.

depois fiz espm e ainda aguardo alguém me descobrir...