quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nada acontece enquanto você não vende algo para alguém

Ganhei há alguns anos de Ken Roman, na ocasião presidente da Ogilvy & Mather, um livro da autoria dele e de Jane Maas : "Writing that Works" com uma dedicatória valorizando o meu apreço ao uso das palavras para vender produtos e serviços.



Ken é um profissional de comunicação com plena consciência de que nosso trabalho é fazer as pessoas tomarem novas atitudes em função do que dizemos e como dizemos.



Palavra tem portanto aqui tem um sentido muito amplo: vai além do que esteja redigido no papel (ou num blog), envereda pela tipologia, pelo lay out, pela ilustração adicionada para tornar as palavras mais convincentes.



Daí a minha fixação numa frase meio esquisita do ponto de vista gramatical que usei como título desta primeira matéria no Almanaque do Pio.



Nada acontece enquanto alguém não vende alguma coisa para alguém.



Tem um duplo negativo cuja consequencia (menos com menos dá mais, como aprendemos na álgebra) seria um positivo: Tudo acontece quando vendemos alguma coisa a alguém. O que perde completamente o impacto. Vira uma frase sem a menor possibilidade de ser lembrada, pois simplesmente reproduz o óbvio.

E no nosso negócio temos de ser sempre surpreendente relevantes.

Mas, para que alguém consiga vender alguma coisa para alguém ao fazer esta pessoa adotar um novo comportamento procurei definir quais seriam as chaves para abrir os bolsos, a sua boa vontade, a sua disposição de passar a fazer algo em função da força das palavras que o Ken tanto valorizou neste seu livro.



Cheguei a Nove Necessidades Humanas que isoladas ou em combinação numa peça de comunicação geram - com certeza - respostas positivas.



Aqui vão estas Nove Necessidades para seu julgamento e como primeira matérias deste Almanaque do Pio:



1. GANHAR DINHEIRO

2. ECONOMIZAR DINHEIRO

3. POUPAR TEMPO E TRABALHO

4. AJUDAR A FAMÍLIA

5. IMPRESSIONAR OS OUTROS

6. APRIMORAR-SE

7. SENTIR-SE SEGURO

8. TER PRAZER

9. PERTENCER A UM GRUPO



Há toda uma literatura solidamente criada - e disponível facilmente na Ingternet - por gente muito mais informada e mais importante do que o autor deste Almanaque sobre quais seriam estas necessidades a serem atendidas para nos levar a tomar decisões.



Mas antes de você mergulhar em sua própria pesquisa sobre isto faça a sua própria avaliação direta do tema e a compartilhe comigo. Será que deixei alguma de lado ou fui redundante em outras ?



Vamos ver se o Ken tinha razão em falar sobre o grau de convencimento dos meus escritos...



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