quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A MÚSICA É CELESTE, DE NATUREZA DIVINA E DE TAL BELEZA QUE ENCANTA A ALMA E A ELEVA ACIMA DA SUA CONDIÇÃO.... Aristóteles




A percepção da beleza da música é a melhor prova viva da existência de um Deus

Nós todos nos vemos como seres racionais, cheios de bom senso. Queremos acreditar somente no que pode ser provado e comprovado.

Coisas mais "sensíveis" decorrentes de sensações inexplicáveis pela via racional são sempre evitadas ou conservadas numa área menos nobre de nossa consciência.

Ficamos todos porém, tocados pela música.

Desde a "grande música" com intérpretes com status de semi deuses até musiquinhas mostradas em vídeos gravados no sertão com gente dançando animada sobre o chão de barro. Para dizer o mínimo.

A música é percebida e nos sensibiliza por outros meios, e instantaneamente nos atinge muito mais profundamente.

Isto está em perfeita sintonia com a obsessão do Almanaque pelos campos.

Um campo magnético criado por um imã - que você não vê, nem explica - é menos misterioso que o campo do encantamento musical, que afeta os nossos sentidos a todo o momento.

Não foi por acaso que Bach dedicou-se tanto à músicas sacra que tornou a sacralidade mais sacra do que qualquer pregação.

Tenho a mais profunda inveja pelos que sabem compor, sabem interpretar, sabem viver da música.

Se existe uma prova simples de que existe Deus basta você se deixar levar pela música que envolva a sua alma, você terá um novo prazer de viver.

Um comentário:

Pio Borges disse...

Só um adendo. Aristóteles que deve ter sido um dos mais notáveis filósofos de todos os tempos realmente disse o que está no título deste post. No entanto não há registros sobre a música na Grécia do 5º século antes de Cristo.
E aqui entre nós nunca imaginei que pudesse ter tantos encantos assim. Mas, que disse a frase foi Aristóteles e nele acredito sem hesitação. Caramba, acho que este post sobre música está bem comprovado pelo envelhecimento em tão sábia companhia...