domingo, 11 de outubro de 2009

- Veja bem!...

A sucessão de notícias que podem ter alguma influência em nossas vidas escorre todos os dias pela Internet, antes mesmo de chegar aos jornais, televisão e revistas.

Desde o Rio ter sido a cidade selecionada para sediar as Olimpíadas de 2016 à premiação com o Nobel da paz para o Obama milhares de outras novidades, cuja importância para cada um de nós tem graus bem diferentes estão todos os dias nos pegando.

A depredação feita pelos ativistas do MST nos laranjais, máquinas e sede da fazenda da Cutrale e ontem a aprovação pelo Congresso argentino de legislação restringindo a liberdade de imprensa, são outros dois casos que levarão amigos a nos perguntar:

- O que você acha?

E nós podermos iniciar as nossas respostas com um - Veja bem!, ou não.

Um fato surpreendente e virgem - sobre o qual não houve tempo de divulgar as opiniões dos "formadores" de opinião oficiais - é a hora da verdade para os personagens que deveriam ter suas opiniões formadas sobre o que ocorre.

O ingrediente sem o qual se torna impossível dar uma opinião sobre o que quer que seja é a informação mais profunda. É ,tal como advogados e juizes de um processo, termos o nosso processo bem instruído.

E é aí que estão as grandes armadilhas nas quais todos podemos cair, e frequentemente, caimos.

Se em nosso cérebro já temos firmemente estabelecido um conceito sobre qualquer tema, uma nova informação sobre aquele tema somente será processada depois de passar e ser aprovada pelo conjunto de certezas prévias que temos sobre ele.

O Nobel da Paz para o Obama, só para tangilibilizar o dito aqui com um exemplo, será "interpretado" pelos solidamente "anti-americanos" de forma radicalmente diferente dos apaixonados pelo way of life dos nossos irmãos do norte.

E como cada grupamento destes tem suas ideias formadas pelos fatos que desejaram conservar em suas cucas, é possível e até muito provável, que os anti-americanos apoiem o prêmio enquanto parcelas dos apaixonados pelos EUA serão absolutamente contra a homenagem ao presidente do país.

Quem teria mais razão?

Para isto precisaria haver um completo conhecimento dos critérios dos membros do comitê, como eles debateram a concessão do prêmio. Precisaria se saber o que falaram os que achavam o Obama merecedor da honraria e o que disseram os que foram contrários a ela. Algo impossível nesta segunda parte.

Posso afirmar sem medo de errar que faltou uma trisquinha para que 100% das opiniões sobre o Nobel do Obama terem sido dadas por pessoas diante de suas próprias certezas do que de qualquer certeza relacionada à forma de como os homenageados são escolhidos.

Usei o Obama apenas como um exemplo, mas este exemplo se aplica a tudo o mais que alinhei no início deste texto e de tudo o que ocorre no mundo hoje.

Um pesquisador australiano, em 1935, previu que em 2037 mais de 80% das pessoas da Terra - a julgar pelo o que ele constatava na época - seriam loucas. Ele tinha a garantia de 100 anos para não ser desmentido...

Loucas seriam conforme a sua lógica as mentes incapazes de lidar com a realidade.

Não concordo com ele.

Tenho como certo que o percentual de alienados da realidade aumentou e ainda vai aumentar muito nos próximos anos, mas também tenho a evidência de que o compartilhamento de verdades cada vez mais intenso via Internet em especial já é a vacina para garantir a nossa sanidade nos próximos tempos.

Mas, tal como nas vacinas, é preciso acreditar nelas e aceitarmos a injeção sem muito choro.

Poderíamos a cada dia exercermos o nosso direito a fazer outra pergunta como a primeira resposta quando nos fazem perguntas.

Consta que Sócrates foi reconhecido exatamente por suas dúvidas socráticas.

Pelas perguntas dirigidas por ele a quem lhe perguntava alguma coisa o inquiridor acabava por concluir o que precisava saber.

A história nos revela que este tipo de comportamento não foi muito sadio para o próprio Sócrates. Obrigado pelos juizes a tomar cicuta, inclusive por não concordar com as penas impostas e altamente desejáveis a qualquer um interessado em continuar vivo diante do processo a que foi submetido, desde que abdicasse de suas ideias.

O perigo da nossa cicuta de hoje (o politicamente correto - ou incorreto) é o grande obstáculo para barrar o grande período iluminista a que todos hoje já temos acesso.

Veja bem! - todos temos de nos dedicar a isto como se nossa saúde mental dependesse disto! Você concorda?

2 comentários:

Braulio França disse...

Ter uma opinião formada sobre alguma coisa também é tema na internet e da música Metamorfose Ambulante...as vezes é mais fácil tê-la e até mesmo conveniente. Contudo, questionar é preciso! A dúvida nos move...será?

João Marcelo disse...

Veja bem... ou veja melhor? Eu tenho tentado ver melhor... mais a fundo, pelos outros lados.... so nao tenho certeza de estar preservando a minha saude mental! Quem sabe estaja piorando...