sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Universo e o Paulo Kirschner

Há uns poucos dias escrevi uma notinha sobre meu espanto com o Universo e com a possibilidade compartilhada por mim e nada mais nada menos do que o Enrico Fermi - prêmio Nobel de Física - de podermos estar sozinhos como formas de vida no Universo.

O Paulo, um velho amigo há muito tempo não contatado,com muita atenção e carinho enviou o seu comentário que até hoje me havia passado despercebido.

Portanto este post é dedicado ao Paulo Kirschner já com um lamentável retardamento, que espero não se infiltre no que digo.

Achei sensacional nos reencontrarmos no Almanaque e mesmo sem a cerveja ao vivo vamos fazer de conta que a temos diante de nós.

Numa missa no domingo passado que assisti com Frei Clemente Kesselmeier,no mosteiro das irmãs clarissas ele abordou com muita sabedoria a questão da FÉ.

A fé na visão dele (minha interpretação)tem a vantagem de não ser passível de avaliação racional, ou intelectual.

A fé É.

Percebo no comentário dele quase como uma explicação para a minha cisma que a busca de um nível de evolução superior seja parte do programa deflagrado pelo E=MC2, original.

Evolução esta que está "marinando" entre nós, em nossas mentes e em nossa FÉ no vasto universo aguardando que aconteça algo na linha da volta do Messias para promover a grande integração de tudo e de todas as vidas.

Sinceramente gostaria de ser abençoado com uma Fé assim tão absoluta e confiante de que ao fim e ao cabo o grande objetivo do universo e de nossa evolução viva seja o de atender aos nossos mais honrados propósitos, tal como alguns de nós os consideremos honrados propósitos assim.

Foi o Frei Clemente, mais do que um padre, um amigo da família que na missa pelo Guilherme, diante da nossa dura perda de um filho, definiu a morte como um mistério incognoscível, algo muito mais confortador do que qualquer cogitação quanto a ser a perda de alguém tão amado ser ou não um justo ou injusto ato de Deus.

Este momento do mundo, pelos mais diversos motivos que não cabem neste texto antitwitteristico está buscando a Fé com muito mais empenho do que por exemplo no período existencialista de 50 anos atrás.Ou antes...

A minha proposiçao como promotor deste Almanaque - aberto como devem ser os Almanaques a todas as ideias - é que honremos a nossa capacidade de cogitar e portanto sermos dignos da capacidade maravilhosa de usarmos os nossos cérebros.

Sermos ou não sermos é mesmo a grande questão que acho um espanto ter sido assim formulada por um camarada nascido num vilarejo do interior da Inglaterra, que já era um interior da cultura no mundo daquele tempo.

E além de debatermos numa sexta-feira coisas assim ainda termos ser capazes de desenvolver programas de marketing que sem querermos acabam por ter ideias assim em seu DNA...

5 comentários:

Braulio França disse...

Quero contribuir para o entendimento da fé, na minha visão, fé é acreditar sem ter dúvida, mesmo assim vou recorrer a Bíblia para mostrar a fé. Em Mateus 8.5-13 temos um exemplo de fé:

5 ¶ E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Quando cremos como o centurião o milagre acontece!

João Marcelo disse...

Vou concordar mesmo com o Braulio... diria ainda que a fe e mais do que acreditar, duvida nem cabe na mesma frase, seja fe religiosa ou de qualquer outra especie!

Paulo Kirschner disse...

Pio,
Por enquanto, muito honrado com a homenagem, que acredito ser mais motivada pelas lembranças de tempos passados do que por qualquer merecimento pessoal, deixo aqui meu agradecimento, aguardando uma oportunidade na qual meu tempo e minha inspiração permitam levar adiante esta conversa. Para, quem sabe, encontrarmos A Explicação que a Humanidade busca desde o momento em que Adão deu a mordida na maçã e passou a conhecer a própria ignorância, que é a principal herança que nos deixou.

Pio Borges disse...

Paulo, independente do motivo você merece qualquer homenagem.
Fiquei apenas grilado com o fato da maçã ter sido mordida apenas pelo Adão.
Para todo o rolo gerado com o fruto proibido quero crer que as mordidas tenham sido dadas pelos dois.
Estou errado?

abraços

Paulo Kirschner disse...

Pio,

eu me considero mais herdeiro de Adão do que de Eva. Eva foi a causa e Adão a conseqüência... Ela começou a questionar e ele, assim como eu muitas vezes, foi na onda dela, sem pensar muito. Primeiro fez e depois foi ver os resultados. Está procurando consertar até hoje... Mas, não existe aquele tipo de conserto que ele queria, que era restabelecer o status quo ante. Na mesma linha, após o Lula et caterva, em vez de comerem a maçã comeram o melado, o que era antes, "já era..." Não tem volta. Melhor aprender a viver dentro desse novo sistema, o que mostra que este nosso cantinho perdido na extremidade da Via Lactea ainda vai ter de piorar muito antes de começar, de fato a Evoluir. Isso vai demorar, mas um belo dia chega. Todos verão, pois todos viverão, quantas vidas forem necessárias, como estou aprendendo com Buda.

Imagina só se a cerveja gelada de fato estivesse presente!!

Um grande abraço

Paulo Kirschner