segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O excesso de informação gera a incapacidade de indignação focada apenas num tema

A diferença entre opiniões e palpites passa pela declaração de alguém que assistiu tudo ao vivo.Portanto assumindo o papel de fonte mais confiável do que todas as outras.

Quem se declara uma testemunha de algum acontecimento precisa ser delicadamente inquirido, pois não serão poucas as ocasiões em que a vontade de ter visto algo derruba toda a memória visual alegada pela testemunha.

O mal maior do falso testemunho é o seu poder de convencer outras pessoas - que nada viram - mas que se sentem garantidas pelo depoimento da testemunha ocular.

A tentação de mentir e se dar bem ao mentir vem de muito longe. 

Se ninguém mentisse não haveria sociedade humana

Dentre os 10 pecados transmitidos diretamente por Deus a Moisés há um que pode parecer até um exagero ao ser relacionado como Grande Pecado.

Prestar falso testemunho.

Naquela época em que poucos sabiam ler e escrever o mundo era ao vivo, a cores.E repleto de palavras...

Para possibilitar a coexistência das pessoas em vilas, aldeias, nações era essencial que as relações se construíssem sobre Verdades.

Mas, como ter a certeza de que alguém estava dizendo a Verdade?

Jurando com a mão direita tomando um testículo e se comprometendo a tê-lo removido se se provasse não ser verdade o que iria dizer.

Testes - testículos Munus , nas mãos.

Ser uma testemunha implicava em correr grandes riscos, se não fosse fiel à verdade!

Não havia muito onde buscar fontes adicionais confiáveis sobre algum tema . Era a palavra de um contra a palavra de outro.

Alguns séculos após o reconhecimento dos 10 mandamentos foram escritos os evangelhos sobre a vida de Cristo na Terra.

Há diferenças sutis entre as histórias relatadas pelos quatro evangelistas do novo testamento, depois de séculos de uma busca contínua para tornar coerentes os textos entre si.

Mas estas diferenças não são nem consideradas diante de  mais de 80 evangelhos escritos por admiradores de Jesus nos anos que se seguiram à sua crucificação

E isto só ocorreu por que de mais de 80 evangelhos os sábios da Igreja decidiram considerar sagrados apenas 4 livros.

Aprendemos - as pessoas da geração nascida nas primeira décadas do século XX - a ter como referência ética os 10 mandamentos da lei de Deus. Poucos são capazes de nomear os 10 pecados, mas a sua influência sobre as civilizações, sobre as Leis, sobre os povos é o fato mais marcante da História.

Não são "bons conselhos" sugeridos por Deus a Moisés. São ordens definitivas que permanecem válidas até hoje em toda a Terra.

Diante da importância das Leis de Deus houve sempre a tendência de buscar saídas para não incidir na cólera de Deus.

Estamos agora diante de um grande desafio entre pessoas acusadas de terem mentido e da decisão do STF em condená-las.

A busca da verdade dentro da verdade criou as estruturas legais dos vários países e neste item o Brasil é um exemplo a ser considerado.

Toda a estrutura legal visa no Brasil visa evitar a condenação de quem não tenha a culpa indiscutivelmente provada,




Nenhum comentário: