quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pois é...



Pois é..

Ao longo de nossas vidas andamos todo o tempo atrás de pontos de interrogação.

Andamos atrás de todos, deciframos uns poucos e fomos até devorados pelos mais herméticos.


A primeira interrogação - tenho a certeza - foi se iriamos conseguir nos alimentarmos naquele dia.

Depois de conseguir este grande feito a plsntação de pontos de interrogação proliferou como mostra este cartoon filosófico do Steinberg.

Mesmo as certezas mais absolutas - e cada uma delas - têm a sua plantação de pontos de interrogação a que tanto você pode dar atenção como ignorar solenemente como é um saudável hábito de praticamente todo mundo, inclusive do editor deste Almanaque nascido com a ideia de esclarecer dúvidas.

Só que na sintonia dos romanos que disseram "o tempora o mores!" algo como "que costumes estranhos nestes novos tempos!" você, eu e todas as outras 7 bilhões de pessoas da Terra^temos de concordar que ligaram o fast forward há pelo menos uns 20 anos e não tiraram mais o dedo do botão desde aquela época.

Basta brincar com os olhos fechados diante de um mapa-mundi e botar o seu dedo em qualquer lugar.

A China, por exemplo, lugar daqueles doidinhos neuróticos de 1982 com o livro de pensamentos do Mao, queimando partituras de Beethoven diante da hoje relaçao crescente de novos bilionários muitos deles filhos daquela gente.

A velha Europa - sempre o grande exemplo para brasileiros mazombos diante das terras de seus avós e bisavós - encalacrada, sem alimentos, sem energia, sem produtos, sem mercados e muito, muito sem vergonha mudando governos de esquerda para governos de direita e vice-versa sonhando com soluçõees cuja implementação vai - qualquer que seja ela - nos incomodar bastante.

E esta vergonheira dos nossos irmãos do norte que só não consegue ser pior que a vergonha dos nossos hermanos ibero-amricanos?

Quem podia imaginar coisa mais escalafobética do que a Cuba de 2012 em 1982? Qualquer futurologista de segunda linha faria previsões bem diferentes do pais depois do fim da submissão à URSS e com ela a mesada de petróleo de graça em troca de açucar cada vez mais caro?

Quem podia imaginar o país que na nossa infância era o terceiro maior produtor de petróleo do mundo atolado até o pescoço neste lameiro chavista, que nem mais é capaz de ganhar concursos de Miss Universo?

Os vizinhos próximos são de assustar pelo exagero como filmes de vampiros com enredos tão ridículos que nem o mais idiota dos cineastas teria coragem de filmar.

A Cristina dos pampas argentinos é uma ameaça contínua na nossa porta dos fundos, como foram os generais antes de Peron, o Peron, sua mulher, sua viuva, os omandantes militares que vieram depois matando mais do que a peste negra quem ousava não concordar com eles. E os presidentes justicialistas, e o casal K...

De todas esta gente citada até agora , mesmo com todos os seus pecados , os argentinos são os melhores. E os melhores longe, o que como afirmação já mostra a necessidade de mais cartoons repletos de interrogações do Steinberg.

Viaje comm o dedo e de olhios fechados sobre o mapa-mundi e constate ao abrir os olhos que não há cantinho na Terra onde as "placas tectônicas" da política não estejam rangendo prestes a gerar confusões que vão incomodar muito a gente.

Mas, o incômodo maior não é o incômodo distante. O que incomoda mais a qualquer pessoa é o incômodo do vizinho barulhento, marginal, que assalta quem passa descuidadamente por sua porta.


.
SE VOCÊ POR UM PASSE DE MÁGICA FUNDIR O CARTOON DAS INTERROGAÇÕES SOBRE O MAPA DO BRASIL NÃO VAI SOBRAR ESPAÇO PARA ESCREVER OS NOMES DAS CIDADES, RIOS E MONTANHAS


TUDO VAI SE ENCHER DE INTERROGAÇÕES.

Mas, sem ufanismos há aqui pelo menos perspectivas bem mais favoráveis do que para os moradores do resto da bola.

Pelos próximos 20 anos, pelo menos, na bola de cristal do Almanaque.

O nosso país tropical bonito por natureza será até capaz de exorcizar os demônios da corrupção que chega aos nossos narizes todos os dias via imprensa escrita, falada, televisionada e on linada.

Mesmo que o surto da quebra de parâmetros institucionalizados possa começar a provocar maus maiores - como falências de empresas que não resistam às leis da economia urdidas pela presidente, a primeira bobagem maior dela vai servir de freio de asrrumação- como o mensalação serviu para o Lula

E em seguida as coisas voltarão a ocorrer de maneira mais equilibrada. Por enquanto.

O nosso grande inimigo e que está colado em nossas muralhas é a desinformação.

Aquele slogan do repórter Esso de testemunha ocular da história deve se tornar no slogan de todas as pessoas.

Todos somos testemunhas oculares, mas para isto É PRECISO MANTER OS OLHOS BEM ABERTOS.

Pois, se vendo tudo já estamos VENDO, diante deste salseiro imagine se bancarmos avestruzes com as cabeças enterradas na areia?

(Aliás esta história é uma das maiores sacanagens dos homens com os avesreuzes que nunca enfiam as cabeças nas areias ed foi na Roma antiga que um idiota inventou esta história para deleite dos caras que amam metáforas)


Voltando para nós com as cabeças nas areias.

Nunca tente fazer isto. Pois ao tentar levantá-la de volta VOCÊ JÁ VAI ESTAR SEM PESCOÇO!!!




Nenhum comentário: