quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como e por que você compra alguma coisa ... e como será o seu futuro!!!

Estou diante de um desafio merecedor - se ainda estivesse ativo - de uma consulta ao oráculo de Delfos. Que aliás não era UM oráculo, mas uma porção de mocinhas inspiradas e bem tratadas meio alucinadas por umas emanações gasosas saídas de umas fendas no chão.

O meu desafio atual é falar por 40 minutos sobre como a Internet e as mídias on line vão afetar as vendas de um determinado produto.

Mas, de certa forma, o que vou sugerir deverá ser válido para TODOS os produtos vendidos ontem sem a Internet e cada vez mais vendidos hoje com Internet também.

Sempre que sou levado a prever o futuro lembro de uma das milhares de frases de Mark Twain sobre praticamente qualquer assunto, sendo esta sobre o problema de fazer previsões, "especialmente sobre o futuro...".

Mas, tudo me leva a ter certeza de que o futuro nos levará cada vez mais para este lugar em que estou agora - diante de uma tela de computador fazendo mais e mais coisas, inclusive a BUSCAR o que poderia pensar em comprar.

Imagine-se numa rua bem movimentada numa grande cidade no início do século XX engarrafada com veículos puxados por cavalos assustados por vezes por uns poucos automóveis com motores a explosão.

Você seria capaz de NAQUELA OCASIÃO de dizer que aquela cavalhada, aquelas carruagens, aquela maneira de se movimentar em poucos anos seria abandonada. Que aquelas cocheiras, aqueles condutores, toda aquelas coisas seriam varridas do mapa pelos barulhentos automóveis?

O que se verifica - na história de nossas vidas - é que mesmo quando somos testemunhas oculares de alguma coisa dificilmente naquela ocasião somos capazes de PREVER consequências do que temos diante de nós.

Com a Internet isto não está acontecendo desta forma. Na Rocinha - grande favela do Rio de Janeiro - há mais de 100 lan houses. Nenhum jovem da Rocinha precisa que alguém lhe diga que o mundo - via Internet - vai mudar o seu futuro. Ele nem sabe que futuro é este. Ele sabe que o presente dele muda todos os dias.

Portanto não há previsor de plantão que não assegure que o futuro, dia-a-dia, vai entrar em nossas vidas pela Internet.

Mas, quanto ao futuro das vendas? Vender produtos foi o primeiro passo para que os nossos antepassados primatas de várias tribos, formassem a nossa civilização.

Para vender era preciso produzir a mais, entregar, receber algo em troca, garantir que esta operação podia ser feita sem precisar matar ninguém, estabelecer regras, leis, etc.

Hoje com todas as nossas invenções a compra de qualquer coisa que possa ser vendida passa ou deveria passar pela Internet.

Mas a Internet não é somente a mesma coisa que havia antes somente que muito mais rápida.

Todas as insuperáveis vantagens que a Internet propicia somente podem ser vistas como insuperáveis vantagens se forem usadas. E uma das maiores vantagens ao alcance de todos nós é agirmos , ou vendermos ou comprarmos , conforme os nossos mais profundos interesses.

O controle remoto da TV nas mãos de um telespectador ativo é o inferno dos publicitários. Diante do intervalo no programa ele pode emudecer a imagem, ou levá-lo a outros programas. Nosso interesse está no programa e não necessariamente nos comerciais que financiam a sua produção.

No entanto, vejam só, uma produtora de cosméticos consegue vender com mais eficiência seus produtos quando eles são integrados - demonstrados e valorizados - como enredo de novelas.

São os novos "automóveis" aparecendo aqui e ali , entre os veículos puxados por cavalos...

A boa notícia para todos os que vendam alguma coisa é que vão vender cada vez mais e cada vez mais precisamente com o apoio na Internet. O custo de cada venda vai ser menor.

A má notícia, se ter de adquirir uma nova habilidade seja ruim, é que você e todos nós teremos de deixar de lado nossas carruagens e aprender a dirigir automóveis cada vez mais rápidos.

À propósito, no templo do Oráculo de Delfos que era procurado por gente de toda a terra havia uma frase gravada no seu portal. Uma frase que poderia ser interpretada como a solução caseira que poderia poupar a viagem, os gastos e os esforços dos visitantes:

Conhece-te a ti mesmo.

É exatamente o que você, eu e todos estes 6 bilhões de pessoas na Terra tem de tratar de fazer urgente. E agora tornada muito mais fácil pela Internet. Pergunte a qualquer um dos frequentadores das lan houses da Rocinha...

5 comentários:

Braulio França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Braulio França disse...

já que o assunto é net, vou ajudar prever o futuro falando do presente. Um fabricante de portões automatizados gastava R$16.000,00 para fazer um anúncio de contra capa na lista OESP. Este lhe rendia por mês a venda de 20 portões por mês...quando ele ouviu falar de ADWORDS e resolveu nos contratar para testá-lo.

Hoje ele gasta R$8.000,00 por mês com os links patrocinados e vende 120 portões por mês. Preciso falar mais alguma coisa sobre vender pela internet?

Pio Borges disse...

Braulio, este é o tipo do argumento incontestável
Parabéns pelo trabalho e pelos resultados.

Fábio Adiron disse...

Pio

Você não vai falar sobre o futuro, mas sobre o presente.

Pio Borges disse...

Fábio, você é premonitório. Na verdade vou falar sobre o já passado. Mas, entender que algo que ainda não fazemos é passado costuma ser bem difícil...