quarta-feira, 13 de maio de 2009

Para você pensar, e talvez, repensar um pouco sobre este novo momento da comunicação

Neste nosso negócio de comunicação vivemos todos os dias o problema de obter da parte dos clientes e dos clientes de nossos clientes novas percepções da realidade.

Coisas mais antigas, como fazer as pessoas perceberem que o cartão de crédito estava inventado, que aquele cartão substituía dinheiro vivo, que com aquela identificação você podia viajar pelo mundo sem ter de levar a moeda local, ou converter a moeda que levasse no bolso a cada compra, etc. tudo isto mudou o relacionamento das pessoas com o seu dinheiro.

Se há 50 anos não havia a percepção das vantagens do cartão, pouco a pouco chegamos aos 200 milhões de cartões de crédito hoje existentes no Brasil, sem falar dos 400 milhões de cartões de estabelecimentos.

Nós, publicitários e marqueteiros mudamos a percepção da realidade. Não usar um cartão de crédito hoje em dia é algo impensável da parte de todos em condições de ter um.

Mais recentemente a Internet, o computador, a banda larga, o blackberry, todos geraram o nosso empenho em mudar a percepção da realidade de todos e a isto temos dedicado grande parte de nosso talento.

Os antenados são de forma bem simplista aqueles que mais rapidamente adotam e se beneficiam das novidades continuamente introduzidas em nosso meio.

O autor deste texto há muitos anos está envolvido no processo de mudar a percepção das pessoas pela técnica de convencimento com o uso de palavras.

E uma questão recorrente desde o meu primeiro texto tem sido a extensão que estes textos deveriam ter.

A dúvida quanto ao que seja melhor: texto longo ou texto curto para convencer a alguém a ter uma nova percepção sempre aparece e sempre irá aparecer.

Um indiano – cuja sabedoria passou a estar mais na moda entre nós com o apoio da Globo - disse uma vez numa reunião internacional de que participei que o texto devia ser como o cordão para fechar um pacote. Nem curto demais fazendo com que ele se desmanchasse, nem grande demais tornando o pacote feio, exageradamente amarrado, num incentivo para que o pacote não fosse aberto.

Achei ótimo e discretamente penso no indiano cada vez que escrevo um texto para convencer pessoas a terem novas percepções.

Agora vou pedir a sua atenção para um link The Motley Fool [Fool@foolsubs.com] em que – no mundo de hoje do século XXI, em plena crise mundial – você vai se deparar com o cordão mais comprido que terá visto em sua vida.

Detalhe, o pacotão amarrado por este cordão quilométrico é um e-mail que se fosse impresso chegaria a mais de 30 páginas, sem que você use os links deles e fique talvez uma manhã inteira nele, ESTÁ DANDO CERTO.

Como eu sei que está dando certo? Porque tem sido repetido e aprimorado a cada nova semana. É a minha percepção depurada já há mais de 12 meses de recebimento contínuo de e-mails deles todas as semanas.

Texto IMENSO dá certo, quando é bem feito!

Mas a propósito desta minha percepção quero compartilhar com você um cuidado.
Por sua própria percepção, ao longo de toda a sua vida, ao acordar todos os dias e ao ir para a cama todas as noites você percebeu que a Terra está girando em torno de seu eixo?

Ou você como eu e os demais habitantes deste planeta percebe “com absoluta segurança” que o sol nasce e o sol se põe enquanto você fica parado em sua cidade imóvel?

3 comentários:

João Marcelo disse...

Eu sempre pensei nisso...."Quantos homens são necessários para abraçar uma árvore? Depende do tamanho da árvore!". E o texto me fez pensar em mais uma, que eu não lembro exatamente de quem, mas é uma verdade com um toque engraçado de arrogância..."A minha excessão confirma a sua regra!!!!"

Braulio França disse...

Quem sou eu para dizer como um texto deve ser perante grandes redatores como vocês são...o que posso dizer é que o texto deve ser completo e se para isso for longo, tudo bem!

Falem mais, eu agradeço!

João Marcelo disse...

Pio! Te convido para visitar o meu blog, que fala principalemente da importância do conhecimento e experiência do profissional de Marketing Direto como diferencial e ponto principal desta vida digital. Tecnologia se compra, se aluga.... saber fazer comunicação dirigida é coisa de profissional de Marketing Direto!

http://joaomarcelomarketingdireto.blogspot.com/