quinta-feira, 14 de maio de 2009

Espanha inventa o teletrabalho, eu acho que vai dar certo

A Gazeta Mercantil de ontem publicou uma matéria com o título Trabalho à distância ajuda a atrair talentos.

Acho genial num momento do mundo em que as pessoas interconectadas poderiam tanto estar reunidas em salas de escritórios quanto ficar diante de seus computadores em suas casas fazendo exatamente as mesmas coisas, pelo menos na maior parte do seus dias.

A Espanha - e talvez não seja por coincidência - está vivendo a maior crise de emprego de sua história, o que seria um incentivo para ter mais teletrabalhadores do que trabalhadores formais com todas as despesas adicionais decorrentes nos escritórios , desde o cafezinho, às instalações físicas.

O risco do teletrabalhador é que a Lei do Menor Esforço jamais será revogada e trabalhadores não monitorados de forma consistente tenderão a relaxar.

Da forma como fazem os alunos, por melhores que sejam, quando o professor não lhes passa trabalhos que "valem nota".

Se não vale nota, não vale o esforço.

Agências de comunicação - até por sua tradição de contratar free lancers, anos antes de se imaginar teletrabalhadores - são o tipo de organização onde este processo pode começar a sério no Brasil.

Acho que falta um curso para ajudar os empregadores e os empregados a entenderem como fazer isto.

Alguém topa ?

4 comentários:

João Marcelo disse...

Pio, a leitura deste texto foi uma interessante "viagem em sensações"!

Comecei a ler e recordar os meus longos anos de trabalho em casa... às vezes eu ia mesmo fazer outra coisa durante o dia e "pagava" com algumas horas durante a noite...tudo bem, o trabalho estava sempre pronto no prazo.

Diante das dificuldades dos outros para implantar algo assim, senti orgulho....afinal, eu já consegui!

Mas, no finalzinho do texto, uma sensação inesperada! Fiquei um tanto envergonhado porque eu estava mesmo o tempo todo pensando em mim, nas coisas difíceis que eu consigo fazer...e você vem com a idéia de um curso para ensinar os outros!!!

Graças a você ser assim eu aprendi tanto sobre Marketing Direto! Só posso agradecer, muito, de novo....

Braulio França disse...

Para fazer um teletrabalho, basta ter disciplina, o que muitos não tem...o jornalista Juca Kfouri trabalha direto de sua casa já faz algum tempo e diz que não quer mudar. Para isso na minha humilde opinião, se faz necessário ter um lugar apropriado para tal, onde se permita uma concentração no que se faz e uma rotina semelhante a da empresa. Com várias vantagens, é claro. Falando em trabalho, este nunca faltará a ninguém o que falta é emprego...um abraço!

Fábio Adiron disse...

Pio

Acho que você vai gostar dessa pesquisa:

"Telecapacitados", um monumental
trabalho de pesquisa sobre deficiência e trabalho à distância, realizado em
vários países da América Latina, inclusive o Brasil.

http://telecapacitados.tic.org.ar/telecapacitados.pdf

railer disse...

eu tenho flexibilidade para fazer home-office quando preciso. acho bacana a idéia.