sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Interatividade ou nada...

Quando foi popularizada a televisão nos anos 50 havia muitos que diziam ter chegado o fim do rádio,o fim do cinema, o fim do teatro. Nada disto aconteceu, mas o rádio, o cinema e o teatro mudaram bastante ao longo destes 60 anos.

Com a Internet novamente os oráculos do futuro simplificado - onde a catástrofe sempre atrai mais atenção do que a evolução harmoniosa - antecipavam o fim da comunicação tal como era e ainda é feita na maior parte das vezes.

Não se precisa ser "oráculo do bem" para dizer com certeza que no futuro :

nº 1 as modificações derivadas da comunicação on line vão mudar a forma de nos comunicarmos e

nº2 o resto do mundo não vai acabar, vai modificar-se da mesma forma como se modificaram o teatro, o cinema e o rádio com o sucesso da televisão.

Ora, para dizer isto para que usar o blog?

Para informar aos leitores que quem resistir às mudanças na área virtual - e portanto, quem não está já adiantado nesta área - vai ter pouco a fazer em comunicação nos próximos anos.

Três conselhos. Aquilo que Tales de Mileto já considerava a coisa mais fácil do mundo há 2600 anos.

1. Procure com o empenho de um garimpeiro em busca de pepitas de ouro os parceiros mais confiáveis para desenvolver esta sua nova face.

2. Mesmo que você não tenha aprendido TUDO sobre o tema, trate de fazer alguma coisa, JÁ. Não há o que não possa ser aprendido e modificado rapidamente, pois os custos de "estar no ar" são infinitamente menores do que os que você incorria ao utilizar-se das mídias tradicionais.

3.Trate de ser SURPREENDENTEMENTE RELEVANTE no que for fazer.

Nenhum comentário: