quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ao criar - ou aprovar - material de marketing direto pense sempre em quem vai lê-lo. NÃO EM VOCÊ!

Há a piada do cara que era absolutamente apaixonado por si próprio. Ele se achava o máximo, achava que tinha o maior estilo, considerava as suas ideias as mais brilhantes e agia coerentemente em relação a isto tudo.

Numa ocasião, depois de falar sem parar com uma bela amiga que já se revelava chateada com todos aquela conversa em que o gabola não parava um minuto para falar de si mesmo, o cara teve uma percepção e parou a sua fala.

- Já falei muito de mim... Agora é a sua vez . O que você acha de mim?

É uma sacanagem que poderia ser aplicada a muita gente conhecida, não é?

O pior é que debaixo das primeiras camadas do bom comportamento social o autoreferente vai mostrar a sua cara.

Não existe pessoa no mundo mais amada por qualquer pessoa do que a própria pessoa mesmo. E esta realidade leva a todas as boas sacadas na comunicação do marketing direto como leva também a todas as grandes bobagens do marketing direto.

A REGRA SIMPLES DO NÓS X VOCÊ

Do mesmo modo que nos irritamos quando a pessoa que fala conosco se revela absolutamente centrada em si própria, nem pergunta se eu estou bem, a mesma reação irá ocorrer numa peça de comunicação em especial naquelas criadas para conquistar a adesão, ou o investimento, ou a simpatia de quem a recebe.

Apresentamos a você o produto xyz que nossos especialistas com xxs anos de experiência e y prêmios internacionais criaram para resolver tal problema.

Muito melhor do que isto é a fórmula gozativa do pessoal do Casseta e Planeta;

- Os seus problemas acabaram !

O tempo e a atenção que será dada aquela comunicação (on line, off line, ao vivo...) está sendo trocado pela expectativa da vantagem que será obtida ao longo do envolvimento com ela.

Não estou falando da leitura. Estou falando em envolvimento algo que vai muito além da leitura.

Tudo o que deverá ser visto pelo alvo de nossa comunicação deve contribuir para demonstrar das maneiras mais diversas e sutis que está valendo a pena prestar atenção ao que aquela mensagem vai me trazer.

(Continua em novo post.)

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