segunda-feira, 13 de junho de 2011

A emoção correta diante de alguém que acredita no que faz e no que prega



Frei Clemente

Nós todos que nos dedicamos a entender o mundo somos obrigatoriamente céticos.

Já vimos muita coisa, já atrelamos o nosso carro e muitas locomotivas que saíram dos trilhos, já nos decepcionamos com pessoas, com países, com ideologias, com gente que acreditava muito em suas verdades, e a cada constatação, pública ou privada, vamos nos aprimorando na arte de duvidar a priori de todos os que anunciam verdades.

Durante várias décadas convivi com um padre, frei Clemente do Rio de Janeiro, na missa dominical no mosteiro das Clarissas, na Gávea.

Muito mais do que um padre cumprindo a sua missão de rezar missas frei Clemente era um sábio cuidando de conversar ao longo da missa com os seus fiéis admiradores. E ele falava sobre tudo o que realmente importa na vida das pessoas, nas suas alegrias e medos, na busca cada vez mais difícil da harmonização do homem com Deus.

Frei Clemente as vésperas de seus 77 anos morreu e ontem o seu mais próximo “aluno” rezou a missa de Sétimo dia na mesma igrejinha da Gávea. Não para os seus fiéis seguidores, mas para uma multidão de amigos conquistados por ele ao longo de 50 anos de sacerdócio.

Missas de sétimo dia são geralmente previsíveis da primeira a ‘ultima fala.

Nesta, porém o padre, frei Jonathan de 28 anos, superou todas as expectativas e compartilhou com os assistentes a importância de sua fé, com a certeza de que seria entendido por todos.

E que todos que estiveram lá de lá saíram melhores do que quando lá chegaram.

Compartilhou a sua fé jovem com centenas de pessoas cujas idades estavam mais próximas do Frei Clemente do que a dele.

Num momento de grandes cismas em torno da religião, de tantas incertezas histórica quanto as origens da fé e da justeza de sua propagação ‘e confortante ter a certeza de que alguém crê em verdades sempre vistas com ceticismo pelas pessoas que dedicam mais horas de seu tempo a pensar sobre estas coisas.

Vale a pena aguardar pelos próximos capítulos desta saga iniciada por este jovem franciscano...

Nenhum comentário: