quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Dil...ema da Democracia.

“Previsões são muito difíceis, especialmente sobre o futuro” é uma frase tão boa, com tanta sabedoria e humor que durante anos eu a atribuía a Mark Twain, um dos mais inteligentes frasistas que o mundo já conheceu.

Uma outra frase que de fato foi sua foi usada por mim num artigo em que ousei confrontar as minhas ideias com a opinião vigente sobre o tema:

It is better to keep your mouth closed and let people think you are a fool than to open it and remove all doubt.

Ou seja:

É melhor ficar de boca fechada e deixar que os outros pensem que você é um idiota do que abri-la e eliminar qualquer dúvida a respeito.


Mark Twain foi humorista, novelista e contista norte-americano e viveu de 1835 a 1910.

A frase sobre a imprevisibilidade do futuro que eu também atribuía a ele é de fato do físico e pesquisadorf Niels Bohr.e originalmente era assim:
Prediction is very difficult, especially about the future.

Niels Bohr
Físico dinamarquês (1885 - 1962)

Todo este “nariz de cera” para pedir a sua atenção para um fato que tem cada vez mais possibilidade de se tornar realidade dentro de poucos dias:

A eleição da Dilma Roussef para a presidência da República.

Não vai ser pouca coisa, em termos de mobilização democrática no mundo.

Imagine você no exterior, identificado como brasileiro, e ter de explicar que o seu país tem 130 milhões de eleitores, numa população de 190 milhões e que a maioria deles votou na Dilma.

Esta quantidade de eleitores (que no Brasil são obrigados a votar) é que faz a nossa diferença...

Outros países – como os EUA – têm mais eleitores registrados, mas lá o voto não é obrigatório. No fim de uma grande eleição votam menos da metade dos registrados.

Aqui não tem conversa, mais de 130 milhões de cidadãos vão votar e pelo andar da carruagem quem vai ganhar o cargo de presidente da república e oitava economia do mundo será a Dilma Rousssef. Sucessora do Lula e sua invenção política mais ousada.

A Dilma é a melhor metáfora do poste eleito por recomendação do dirigente de plantão.

Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília e começou a formar a indústria automobilística no país, tinha seu candidato nas eleições de 1960: o marechal Henrique Lott.

Mas, quem ganhou as eleições naquele tempo realizadas em um único turno( não havia o segundo turno) foi o Jânio Quadros.

Se a eleição fosse realizada em dois turnos o segundo turno seria dispensado, pois Jânio teve mais da metade dos votos válidos. Foi escolhido pela população dentre vários candidatos num arco que incluía do integralista Plínio Salgado, ao paulista a quem era atribuída a “virtude” do rouba mas faz, o Lott e o Jãnio.

Sete meses depois de sua posse Jânio renunciou fazendo o país mergulhar num caos institucional de que somente nos livramos com a eleição do Collor. Isto é, pensávamos que tínhamos nos livrado...

Pois bem, em 2010, o Lula escolheu a Dilma como sua sucessora, deixando de lado toda uma chusma de possíveis candidatos de seu partido. Ao fazer isto se dedicou a falar, falar, falar, elogiar, apoiar a pessoa que sem qualquer experiência eleitoral lhe pareceu mais conveniente para sucedê-lo.

O Lula, antes de ser eleito presidente tinha sido eleito deputado federal.

Na Câmara definiu que havia pelo menos 300 picaretas eleitos como ele, algo muito negativo na construção da imagem dos políticos.

Lula chegou à Câmara depois de ter sido eleito e reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Onde ele aprimorou a virtude mais necessária para ser eleito: a retórica, ou sendo menos sofisticado, a capacidade de entender e de falar o que os seus ouvintes precisam ouvir, dito por ele, da maneira como ele julgue mais conveniente.

Durante todo o século XX os intelectuais, jornalistas, líderes de opinião brasileiros e internacionais lutaram pela Democracia. Muitos deles foram presos, tomaram pancadas, morreram por defender até as últimas conseqüências a Democracia que almejavam.

A Dilma no seu histórico de vida pública esteve dentre aqueles que durante os governos militares, os anos de chumbo, foram presos, torturados e sobreviveu.

Encerrado o ciclo dos anos de chumbo exerceu funções administrativas no Rio Grande do Sul, e daí foi guindada –convidada pelo Lula – para ser Ministra de Minas e Energia.

Após o escândalo do mensalão que teve no chefe de gabinete da presidência da República o mais importante personagem, Dilma veio a substituí-lo, consolidando o currículo que está em vias de levá-la à presidência da República.

Pronto, instalou-se em minha consciência o que chamei de DIL...EMA...

O que se está apurando em relação às entranhas das campanhas presidenciais é uma sucessão de ilegalidades praticadas por associados ao PT que prenunciam mais ilegalidades se este grupo compartilhar o poder.

Mas, este grupo, no caso da vitória nas urnas, terá sido eleito democraticamente pela maioria dos brasileiros.

Não consigo me conformar com esta perspectiva de padecer por pelo menos quatro anos – um importante percentual dos anos que tenho a viver - mas que afinal de contas são poucos dias em nossa história.

Este é o dil..ema. O que fazer?


De minha parte vou permanecer atento, acompanhar, interpretar, reclamar e também aplaudir o que possa dar certo.

Cuspindo fogo em ambos os casos...

Para encerrar nada melhor do que a observação do Mark Twain:

É melhor ficar de boca fechada e deixar que os outros pensem que você é um idiota do que abri-la e eliminar qualquer dúvida a respeito.

Um comentário:

Pio Borges disse...

Desde a postagem do Dil...e...ma a situação se complicou um pouco mais.

Falei neste fim de semana com amigos e amigas e chegamos à conclusão que faltam explicadores dos mal feitos em condições de tornar estes mal feitos presentes na consciência de todos.
´
Existem sempre muitas impropriedades, contranvenções, desrespeitos às leis e à ética em torno do poder central do governo e isto tudo - por obra e muita graça do Lula - é traduzido como "baixarias" por ele quando explica alguma coisa.
A única furada do Lula foi atribuir a aloprados a questão do mensalão, reconhecendo uma culpa mais próxima a ele.
E ele viu então como poderia usar as suas armas para escafeder a culpa de seus próximos de qualquer ato por mais terrível que seja.
Agora a candidata Dilma protege a ministra substituta Erenice e seu filho e assegura que não cairá nas pesquisas.
Se isto, de fato ocorrer, vale a postagem original: democraticamente os eleitores brasileiros oPTam pelo Lula e pela Dilma.
Vamos ver se depois irão swe arrepender...
Ser seguirem as lições de seus líderes dirão que quem elegeu a Dilma foram os outros...