quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Falei a estudantes hoje e disse a eles o que podem esperar da vida se seguirem a minha profissão.

Antes de tudo tive de fazer um esforço para definir qual seria a minha profissão mesmo.

Isto se tornou mais fácil em função de quem fez o convite da palestra e de quem a aceitou por mim: Falei no Instituto GayLussac, em Niterói para estudantes do segundo grau na qualidade de professor da ESPM e de profissional no mercado de comunicação.

Mas, não fui para lá hoje às 7 da manhã, para defender os cursos superiores da ESPM como o melhor caminho para que aqueles estudantes definissem o seu futuro.

Explico esta aparente inconsistência:

O anúncio classificado que o explorador Shackleton publicou convocando sua tripulação para uma expedição à Antártica tornou-se um clássico devido a seus termos e ao sucesso diante dos prospects que se candidataram:

"MEN WANTED FOR HAZARDOUS JOURNEY. LOW WAGES, BITTER COLD, LONG HOURS
OF COMPLETE DARKNESS. SAFE RETURN DOUBTFUL. HONOUR AND RECOGNITION IN
EVENT OF SUCCESS."

Ernest Shackleton não teve muito sucesso em suas expedições. E parece até que e3ste anúncio parece que não teria sido criado nem publicado por ele. Mas o anúncio tornou-se um clássico.

E tem sido citado como a prova de que verdade dita com todas as suas letras pode se tornar na melhor definição do que seja um bom anúncio.

Não falei aos estudantes sobre o anúncio do Shackleton hoje de manhã, mas transmiti a uma turma interessadíssima na área de comunicação que a nossa profissão com todos os seus detalhes requer gente com uma disposição compatível com a dos interessados na convocação para a expedição à Antártica.

Para mim não existe profissão mais fascinante do que a minha. Nada pode ser mais atraente do que descobrir ou criar os novos desafios que ela proporciona a quem se dedique a ela com vigor.

Não a recomendo para os que se deixam deslumbrar apenas pelas aparências externas. Ninguém pode se fingir de dedicado se não tiver esta demanda no seu coração e na melhor parte de sua mente.

Os dias de grandes frios, as longas horas na escuridão ou problemas parecidos vão estar presentes em suas vidas, por vezes acompanhadas da "low wages". Nada porém realiza mais as pessoas quando conseguem transformar seus projetos em realidades.

Correndo riscos insignificantes diante dos corridos pelos comandados de Shackleton nos tempestuosos mares do polo sul.

Tenho a quase certeza de que as minhas palavras diretas e sinceras foram bem recebidas pela turma, pois eles não precisavam revelar-se entusiasmados. O que eu falava "não valia nota", uma espécie de moeda de troca entre alunos e professores.

No fundo alunos só dão a sua melhor atenção a qualquer tema quando aquilo vale nota. Quando o professor recebe grande atenção quando o que ele fala não vale nota pode sentir-se duplamente recompensado.

Não fiz para eles listas de coisas a observar para que pudessem decidir-se pela comunicação, mas enfatizei que nesta nossa profissão é preciso estar disposto a aprender todos os dias, a não ter preconceitos, a reconhecer a nossa importância no mundo de hoje e nos mundos de amanhã.

E principalmente a gostar de gente em todas as suas versões, pois a nossa vida depende de gente. E só de gente.

Nenhum comentário: