sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os Muitos Bons Conselhos do Giuliani – GRÁTIS!


Ele é muito melhor do que eu pensava. E foi com muita segurança, simpatia e capacidade de envolver a audiência gigantesca na ExpoManagement que ele deu os conselhos condensados aqui.

De saída perguntou se todos e cada um ali presentes tinham alguma contribuição ÙNICA para o mundo. Garantiu que se você quer liderar alguma coisa não pode nunca ser avaliado como desimportante por você próprio.

Você tem de fazer diferença, uma tarefa que requer o seu empenho em cumprir um roteiro de cinco pontos:


1. Ler. Você tem de ler e ler muito sempre.
2. Ouvir. Preste atenção ao que falam e ouça o que as pessoas dizem.
3. Debata. O que você lê e ouve tem de ser debatido com as outras pessoas, pois ao fazer isto o que você é ou quer ser aparece de forma mais definida. Para você mesmo, em especial.
4. Escreva. Ao escrever você repensa o que quer dizer e tende sempre a dizer de maneira mais adequada.
5. Pense, reflita . Não aceite qualquer ideia, qualquer informação sem antes submetê-la à sua razão.

Mais conselhos dele:

1. Tenha crenças firmes. Para isto é preciso realmente acreditar no que você prega ou defende.
2. Reúna tudo em que acredite e aprimore as suas crenças
3. Leia, leia, leia. É a única forma de você ir além dos limites de seu ambiente e beneficiar-se de todos os milênios de conhecimentos acumulados.

Giuliani disse que algumas das ideias que o fizeram famoso foram copiadas de outras pessoas. Ele inspirou-se muito no Regan e sempre esteve aberto à análise e consideração das ideias e propostas dos outros, com atenção especial aos que discordavam dele.

1. Diga a todos quais são os seus objetivos e assim conquistará seguidores.

2. Ninguém se torna líder sem ser otimista. Defina os problemas, mas a partir do problema considere as suas soluções para eles. É muito mais saudável ser um solucionador de problemas do que apenas um identificador de problemas.

3. Tenha coragem de propor, fazer e executar novas tarefas. Sem tomar decisões não se chega a lugar nenhum.

4. Se não tiver habilidade para fazer algo que precisa fazer, tal como falar em público, ensaie, ensaie, ensaie de novo até ganhar segurança. E faça.

5. Trabalhe com outras pessoas, integre ou integre-se a uma equipe. Procure sempre saber quais os seus pontos fracos. Tenha amigos realmente amigos que falem a verdade e os ouça com atenção.

6. Comunique-se.

7. Cuide das pessoas que trabalham com você e lhes dê apoio sempre que necessitem. Ele comentou um conselho recebido de seu pai: ir a casamentos é opcional, mas estar com os amigos nos enterros é uma obrigação. É a hora de que mais eles precisam de apoio.

Se você ler algumas das postagens passadas deste Almanaque vai encontrar muitos conceitos sintetizados pelo Giuliani em sua palestra. Há uma maldade em relação ao que nos faz concordar com alguma outra pessoa que garante ser o nosso apoio proporcional à quantidade de ideias “nossas” ouvidas desta outra pessoa.

Concordamos com o que já concordávamos antes...


Mas, independente deste fato, garanto que há muito a aprender com o político norte-americano, nascido no Bronx em 1944, ex-prefeito de NY e hoje um bem sucedido conselheiro de administradores públicos no mundo.

Inclusive aqui, para o Sérgio Cabral, no Estado do Rio. Se for bem ouvido será ótimo para nós.

Nenhum comentário: