terça-feira, 7 de julho de 2009

Receita para trabalhar em comunicação

Fui chamado para fazer uma palestra para estudantes de segundo grau incentivando-os a seguirem a carreira da comunicação.

Para eles fiz uma relação de pré-requisitos que aos poucos vou trazer para o Almanaque, com mais comentários e justificativas para o que disse na ocasião.

A primeira virtude mencionada por mim era gostar de gente. Na verdade eu disse textualmente "Ter grande interesse no mundo e nas pessoas".

A comunicação - seja a de marketing seja a jornalística - é direcionada a alguém a quem desejamos influenciar.

O limite da não compatibilidade da pessoa à profissão de comunicador é o total enfado diante de tudo e de todos.

Lembro de um poema de Geir Campos, que teve um trecho recitado por Paulo Autran na peça Opinião há uns 30 anos:

- Só canto quanto vejo nos olhos dos que me ouvem a esperança!

A nossa espécie humana sobrevive da esperança de ser mais feliz a cada novo dia. O comunicador (de marketing ou o jornalista) tem a função de aclarar os caminhos e tornar mais palpável a esperança de melhores dias aos atingidos por seu trabalho.

É preciso gostar muito da vida, do mundo e das pessoas para tornar este trabalho motivo de contínuo prazer.

Detalhe importantíssimo: apesar da turma imensa que torce contra tudo e todos.

Na verdade sem eles o mundo também seria mais sem graça...

4 comentários:

Fábio Adiron disse...

Especialmente das pessoas. Quem não gosta de gente não vai nunca entender a mente de um comunicador

Abraço

Fábio (bacharel em comunicação social...1984)

Braulio França disse...

Nada acontece por acaso...por isso vim trabalhar com comunicação! Quando criança, montei a minha primeira lojinha na porta de casa para vender os meus brinquedos velhos e comprar os novos...foi minha primeira experiência com as pessoas. Tinha que convencê-los a comprar de mim. Juntei em poucos meses Cr$700,00(Lembra a nota vermelha com o Floriano Vieira Peixoto, presidente da república(1891-1894)), dinheiro este que ajudou, em muito, o meu pai que ficou desempregado na época , em plena crise do combustível. Dessa forma aprendi a me comunicar bem cedo na vida o que me ajuda até hoje na prática!

Pio, aguardo as novas postagens da receita, um abraço!

railer disse...

eu sou da área de exatas, mas sempre meu pé na comunicação. relacionamento é um ponto forte que eu tenho e uso!

João Marcelo disse...

Também fico aqui esperando ansioso os outros ingredientes da receita!

Lembro quando eu era estudante de comunicação e, após descobrir a existência da ABEMD, tive a oportunidade de participar de "Planejamento de Marketing Direto" e "Criação de Marketing Direto", palestras de 1 dia cada, ministradas pelo Pio Borges, que logo se tornou, além de um ídolo e um exemplo, meu chefe na Ogilvy Direct, amigo e até parceiro de negócios, quando atendí para ele, através da minha agência, a conta do Bradesco Cartões aqui em SP.

Até hoje fico ansioso por mais conhecimento... muito bom existir este Almanaque!!!