Doses diárias de informações sobre comunicação, marketing direto, coisas que nos fazem agir, mudar de opinião e muito mais se você participar
terça-feira, 6 de outubro de 2009
O Radar TVA para avaliar negócios e empresas
Ao longo destes anos sempre fiquei intrigado com a capacidade das agências de avaliação de riscos darem notas em empresas, países, negócios.
Também ao longo destes anos sempre admirei a capacidade gerencial dos norte-americanos.
Há muitos que atribuem esta enorme capacidade de gerenciar às experiências com a logística na 2ª Guerra Mundial, havendo até quem ouse dizer que os americanos ganharam as batalhas fora dos campos de batalha, com a sua capacidade de manter as suas posições, seus exércitos, suas tropas.
Lembro de ter lido algo sobre a ocupação do norte da África em que junto com as tropas chegaram também as tábuas de privada em quantidade suficiente para todos os combatentes. Isto para dizer o mínimo.
Quem garantia as tábuas de privada não iria deixar faltar combustível, munição, guardas de trânsito e tudo o mais que pudesse assegurar as conquistas feitas em batalhas.
Daí em diante os nossos irmãos do norte botaram as manguinhas de fora e se posicionaram como os reis da boa administração.
Americano passou a ser sinônimo do que era bom. Não foi sem motivos que surgiram no Brasil as Lojas Americanas que já dizia em seu nome que tudo ali era bom e merecia confiança.
Voltando às agências que avaliam as qualidades das empresas especificamente cheguei ao radar cuja imagem exponho aqui acima.
Neste gráfico com 12 pontos a avaliação das empresas é feita sobre;
1. Oportunidade de Mercado - É preciso que a empresa tenha diante de si a oportunidade de trabalhar um mercado de bom tamanho. Nos EUA, algo como de 500 milhões de dólares e possibilidade de crescimento de pelo menos 10% ao ano.
2. Marketing e Estratégia de Vendas - Os investidores precisam ter certeza de que a companhia sabe definir os seus caminhos e avançar com confiança.
3. Competição . É preciso saber como está o equilíbrio entre o projeto da empresa e seus competidores. Se há competidores há mercado e haverá mais competição.
4. Experiência em empreendimentos - A equipe gestora tem experiência em desenvolver empresas? Este pessoal gerou resultados em outros empreendimentos? Em outras ocasiões ?
5. Equipe de gerentes - Funcionam em harmonia entre si? São reconhecidamente competentes? São capazes de trabalhar como uma verdadeira equipe?
6. Compromisso dos fundadores - Eles têm posto o seu dinheiro no negócio? Têm feito investimentos necessários? Quando eles fazem isto a pontuação da empresa sobe bastante neste quesito.
7. Diretores e Conselheiros - As boas empresas têm competência para atrair grandes diretorias e bons conselheiros. Nada relacionado a belos currículos apenas. É preciso ter gente dedicada ao sucesso da empresa.
8. Performance financeira - É preciso que os investidores constatem projeções financeiras promissoras e realistas.
9. Valor do Investimento - É preciso saber como a organização irá usar os recursos que nela forem investidos.
10. Realizações - Algo muito genérico, mas crucial numa análise. Bons contratos contando com bons parceiros estratégicos acelera o crescimento da empresa.
11. Estrutura corporativa e estrutura dos acionistas majoritários - O tipo de sociedade pode atrair ou repelir investidores externos. A questão das empresas familiares sem abertura para gente de fora não é desejável.
12. Propriedade Intelectual - São as patentes, marcas, marcas registradas e renome no mercado.
Faça cópias do radar e dedique-se ao esporte de analisar as empresas mais próximas, a começar pela sua.
Depois se aprimore na análise de outros Radares TVA (capture na Internet) e ganhe um pouco mais de conhecimento sobre o mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário