Fui chamado para fazer uma palestra para estudantes de segundo grau incentivando-os a seguirem a carreira da comunicação.
Para eles fiz uma relação de pré-requisitos que aos poucos vou trazer para o Almanaque, com mais comentários e justificativas para o que disse na ocasião.
A primeira virtude mencionada por mim era gostar de gente. Na verdade eu disse textualmente "Ter grande interesse no mundo e nas pessoas".
A comunicação - seja a de marketing seja a jornalística - é direcionada a alguém a quem desejamos influenciar.
O limite da não compatibilidade da pessoa à profissão de comunicador é o total enfado diante de tudo e de todos.
Lembro de um poema de Geir Campos, que teve um trecho recitado por Paulo Autran na peça Opinião há uns 30 anos:
- Só canto quanto vejo nos olhos dos que me ouvem a esperança!
A nossa espécie humana sobrevive da esperança de ser mais feliz a cada novo dia. O comunicador (de marketing ou o jornalista) tem a função de aclarar os caminhos e tornar mais palpável a esperança de melhores dias aos atingidos por seu trabalho.
É preciso gostar muito da vida, do mundo e das pessoas para tornar este trabalho motivo de contínuo prazer.
Detalhe importantíssimo: apesar da turma imensa que torce contra tudo e todos.
Na verdade sem eles o mundo também seria mais sem graça...
4 comentários:
Especialmente das pessoas. Quem não gosta de gente não vai nunca entender a mente de um comunicador
Abraço
Fábio (bacharel em comunicação social...1984)
Nada acontece por acaso...por isso vim trabalhar com comunicação! Quando criança, montei a minha primeira lojinha na porta de casa para vender os meus brinquedos velhos e comprar os novos...foi minha primeira experiência com as pessoas. Tinha que convencê-los a comprar de mim. Juntei em poucos meses Cr$700,00(Lembra a nota vermelha com o Floriano Vieira Peixoto, presidente da república(1891-1894)), dinheiro este que ajudou, em muito, o meu pai que ficou desempregado na época , em plena crise do combustível. Dessa forma aprendi a me comunicar bem cedo na vida o que me ajuda até hoje na prática!
Pio, aguardo as novas postagens da receita, um abraço!
eu sou da área de exatas, mas sempre meu pé na comunicação. relacionamento é um ponto forte que eu tenho e uso!
Também fico aqui esperando ansioso os outros ingredientes da receita!
Lembro quando eu era estudante de comunicação e, após descobrir a existência da ABEMD, tive a oportunidade de participar de "Planejamento de Marketing Direto" e "Criação de Marketing Direto", palestras de 1 dia cada, ministradas pelo Pio Borges, que logo se tornou, além de um ídolo e um exemplo, meu chefe na Ogilvy Direct, amigo e até parceiro de negócios, quando atendí para ele, através da minha agência, a conta do Bradesco Cartões aqui em SP.
Até hoje fico ansioso por mais conhecimento... muito bom existir este Almanaque!!!
Postar um comentário