A MTV que lida com público jovem em vários países do mundo tem por obrigação saber o que pensa este público sobre tudo o que interessa. Este ano a MTV fez uma pesquisa imperdível sobre sustentabilidade e ouviu jovens de todo o Brasil.
Um fato se evidencia: somente 17% dos ouvidos (representando a população jovem) estão realmente engajados em resolver a questão da sustentabilidade.
Acesse a pesquisa na MTV e veja os detalhes.
A pesquisa é com jovens e em relação ao que os jovens pensam fazer em favor do planeta que estão herdando, cheio de problemas. Mas, se juntarmos à opinião deles a opinião dos mais velhos (há três gerações vivas convivendo neste minuto no mundo) não tenho dúvidas de que as preocupações com sustentabilidade irão atingir bem menos do que os 17%.
Tragédia ou não?
Há um provérbio árabe que diz "se todos varrerem a calçada em frente às suas casas a rua toda ficará limpa".
Varrer a sua própria calçada não parece muito, mas se todos o fizerem a coisa muda de figura.
A sustentabilidade vai pelo mesmo caminho. Fechar torneiras enquanto se escova os dentes, usar embalagens recicláveis, preferir produtos de empresas criteriosas em suas políticas ambientais, eleger políticos que verdadeiramente se comprometem em fazer coisas em benefício desta e das próximas gerações são todas atividades pequeninhas individualmente que podem parecer gestos quixotescos - e portanto tolos - se os fizermos para salvar a Terra ou a Humanidade.
Mas, sugiro que você esqueça a Terra e a Humanidade e se foque em seu próprio interesse.
A "frescurinha" dos donos de cães recolherem o cocô de seus totós das calçadas repetido por milhares de donos de cachorros tornou o andar peças ruas do Rio algo bem mais prazeroso para todos há já alguns anos.
Tenho certeza de que o gesto dos donos de cachorros não foi motivado por Lei, pela ameaça de multas, nem mesmo pelo clamor público, pois nada lhes aconteceria se deixassem o cocô no chão.
Foi o espírito de nossa época que os levou a tornar o mundo, a partir da calçada da sua vizinhança, um lugar mais agradável para todos.
O grande problema detectado na pesquisa da MTV é que os não aderentes ao programa de manter a sustentabilidade estão de forma mais ou menos enfática dizendo que se lixam para o mundo, pois o problema não irá afetar o seu dia a dia.
Vai sim, posso garantir e mesmo os que são mais radicais não fazem mais porque não se sentiam parte do problema , muito menos da solução.
Há uma tendência imensa de nós nos sentirmos melhor como parte de um grupo maior.
Daí o sucesso da WWF , do Greenpeace e de outras organizações dedicadas à sustentabilidade.
Mas, além delas é preciso que na cabeça de cada um e de cada uma de nós haja a nossa própria organização 24 horas no ar que vai nos impedir de sujar as praias mesmo com sacos de papel, de não desperdiçar água, de levar nossas sacolas para o supermercado.
Isto já deu certo com os donos de cachorros, logo pode dar certo em relação a tudo.
Será parte de nosso prazer pessoal, se vai beneficiar o mundo, o problema é dele...
2 comentários:
Vamos alertar a todos com a nossa postura! Aqui em casa separo o lixo reciclável e minha irmã coleta e leva-o para um cooperativa de lixo que vende o material a ajuda famílias carentes. Já o coco dos cachorros na minha rua, os donos, precisam conhecer o exemplo do Rio...Abraço!
Pio! Eu sempre tive mais ou menos essa idéia de que o egoísmo pode ser a melhor forma de ajudar....
A empresa trata bem os funcionários, porque eles produzem mais e melhor, ñão por bondade.
Buscamos igualdade social para reduzir a criminalidade, aumentar nossa segurança, não por bondade...
Cuidamos do mundo porque nós moramos nele, não por bondade...
E por aí vai...
Fico orgulhoso porque não sou só eu que penso nisso... você, que é uma das pessoas que estão na minha "elite pessoal", onde estão os mais respeitados, mais admirados... também pensa assim! Wow!!!!!
Aproveito para deixar também um elogio.... você colocou esse pensamento nas palavras perfeitas! Agora, quando eu for expôr esse meu raciocínio, já sei o que dizer para que as pessoas não fiquem me olhando com aquela cara estranha....
Postar um comentário