Cada vez constato mais evidências da transmigração do culto aos deuses e semi-deuses gregos para o ambiente dos modernos shoppings centers.
Tudo que a fé e a esperança poderiam dar a quem buscava mediante sacrifícios obter dos habitantes do Olimpo é consitentemente bsucado hoje pelos frequentadores dos shoppings diariamente em todo o mundo.
Shoppings começaram apenas como edificações onde se juntavam lojas diversas. Evoluiram ao buscar lojas âncoras - grandes templos de grandes deuses poderosos - para obter o interesse de mais fiéis . Estas âncoras comprovodamente beneficiaram todas as demais lojas, mesmo as que se dedicam a vender algum tipo de mercadoria também oferecida nas lojas âncora.
As praças de alimentação, de bebidas, da higidez física (academias, consultórios, laboratórios) juntaram-se e tornaram os melhores shoppings locais onde é possível alcançar mais graças tangíeveis do que as obtidas de imediato em qualquer outro local bento da Terra.
Como lição de marketing apenas um lembrete. Shoppings não são locais onde os clientes e possíveis clientes vão para comprar produtos. Boa parte vai lá para cumprir uma demanda religiosa que há mais de 2000 anos comanda as suas atitudes aparentemente lógicas diante do mundo.
2 comentários:
eu já tinha lido algo a respeito da sacralização das marcas, tendo os shoppings como templos onde elas são adoradas. sinistro...
Railer, o que mais me fascina é perceber a repetição do comportamento humano, dia após dia,século após século.
O mundo e os costumes são produtos dos que fazem as coisas acontecerem.
A análise do que acontece é um exercício intelectual...
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