sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Arquitetos criam dormitório com contêineres reciclados

Arquitetos criam dormitório com contêineres reciclados

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você sabia que tem gente ganhando uns R$ 100 000 por mês? Em concursos públicos ???

Há já algum tempo assistia meio sem entender a real dimensão desta questão de concursos públicos abertos em todos os cantos do país.

Ha jornais especializados, editoras especializadas, cursos especializados. Muita gente envolvida. Um sinal claro de sucesso.

Hoje verifiquei que desde localidades perdidas no mapa do Piauí até nas grandes marcas governamentais do Brasil são realizados concursos sérios que exigem grande empenho nos candidatos.

Há inclusive um nome - concurseiros - para caracterizar as pessoas empenhadas em concorrer e passar neles para ganhar uma nova tranquilidade nas suas vidas.

Sempre tive curiosidade de saber o que ocorre de fato com os ganhadores das grandes loterias. Há exemplos públicos dramáticos de pessoas que mudaram de status econômico e social para mergulhar em dramas pessoais imensos.

É fácil deduzir isto: mesmo as pessoas acostumadas a lidar com investimentos têm um histórico de lucros e perdas que requer muito cuidado para as perdas não superarem os ganhos.

Dentre os iniciantes a tendência é que a nova riqueza se esvaia entre os dedos dos novos milionários improvisados.

Com os aprovados nos concursos estas perdas não tendem a acontecer.

O aprovado ou aprovada por vezes muda de cidade, de estado, de amigos, mas tal como numa novela de televisão passa a representar um novo papel mais importante do que o representado anteriormente.

E, dependendo da personalidade de cada um, esta busca de melhorias sucessivas mediante boas notas se torna um hobby bem mais lucrativo do que qualquer outro.

Em termos de marketing ainda acho que esta atividade não foi ainda bem considerada. Participar de concursos não tem grandes apelos. Não é uma coisa charmosa, pois normalmente o candidato tem de explicar os motivos de sua decisão, meio como se desculpando...

Mas, como um aconselhamento do Almanaque: clique em concursos públicos no Google e prepare-se para ver a extensíssima lista de oportunidades abertas.

É uma espécie de sub-produto de nosso tamanho como país. Para fazer o nosso gigante funcionar é preciso de muita gente.

Por exemplo: sabe quanto ganha um prático (o profissional que comanda a entrada e atracação de navios nos diversos portos) por mês?

Algo perto de uns R$ 100 000,00. É ou não é um incentivo ?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os 10 Livros de Marketing Mais Comprados em 2009

O Bruno Melo, no Mundo do Marketing cuja leitura considero obrigatória fez a contagem dos livros sobre marketing que mais venderam em 2009.
A voz do comprador é a voz de Deus, digo eu numa adaptação livre de uma verdade histórica.
Veja a lista abaixo e complete a sua biblioteca.

Top 10 dos livros de Marketing mais vendidos em 2009

1 Administração de Marketing
Philip Kotler e Kevin Keller Pearson
2 Marketing Para o Século 21 - Como Criar, Conquistar e Dominar mercados
Philip Kotler Ediouro
3 Personal Branding - Construindo Sua Marca Pessoal
Arthur Bender
Integrare
4 A Lógica do Consumo - Verdades e Mentiras Sobre Por Que Compramos
Martin Lindstrom Nova Fronteira
5 Princípios de Marketing
Philip Kotler e Gary Armstrong Pearson
6 A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante
W. Chan Kim Elsevier
7 As Marcas no Divã: Uma Análise de Consumidores e Criação de Valor
Jaime Troiano Globo
8 Superdicas Para Conquistar Clientes e Para um Atendimento 5 estrelas
Cesar Souza Saraiva
9 Vencer no Caos

Philip Kotler Elsevier
10 Tudo o que você pensa, pense ao contrário
Paul Arden Intrínseca
Fonte: Mundo do Marketing, com Saraiva, Siciliano, Fnac, Cultura e Submarino.

Sugiro usar o site do Submarino para fazer as suas compras com tranquilidade.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Coisa terrível pensar no Haiti. Mas você pode fazer alguma coisa.

Ao postar o blog anterior sobre o Haiti achei que podia parecer um exagero. Ou um jornalismo meio irresponsável o que estava dizendo antes de ter informações mais checadas sobre os acontecimentos.
Hoje garanto que as informações checadas são muito mais assustadoras.
Mas, há uma portinha entreaberta para você fazer algo prático.
Ajude a ActionAid a ajudar os haitianos.
Eles já estão lá há bastante tempo, e sabem como trabalhar em meio ao caos diário sem terremotos. Por isto sabem melhor do que ninguém - chegado lá ontem - a lidar com os problemas pós terremoto.
Acesse https://seguro.actionaid.org.br/doacao01.aspx?origem=EMA102E44&Form=E e saiba como fazer alguma coisa.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pense no Haiti, reze pelo Haiti. O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui

Como comparar a desgraça de Angra e Ilha Grande com a tragédia do Haiti?

Resposta: não há como comparar e se você for alguém muito bem informado ou muito bem informada a medida de comparação vai lhe chegar com a manchete em oito colunas do Globo de hoje: DESESPERO. Há anos que não vejo uma manchete em letras GARRAFAIS, ocupando a página de um jornal de lado a lado.

Caetano, que me parecia endoidecido quando compôs a música que dá o título a este post, devia estar em sintonia com as forças mais profundas da Terra (os dragões que os chineses garantem que estão em todos os lugares) e com as placas tectônicas que se deslocam sem dar a menor atenção a quem esteja por perto.

A desgraça em Angra ou no Haiti é total para quem a sofre. 100% de desespero que começa a perder seus componentes mais trágicos com o passar do tempo e a distância geográfica. A tragédia de Angra já nos parece menos trágica, hoje.

Só que para o Haiti - que nunca conseguiu ser um país estruturado - não me parece que vá haver futuro possível, ao contrário de Angra, e das nossas tragédias locais.

Ontem eu li uma entrevista de um soldado gaucho - que esteve em nossa primeira força de paz no Haiti e escreveu um livro sobre o que viu por lá - que já seria suficiente para que todos que para lá fossem deixassem de fora toda esperança.

Leia a entrevista ou leia o livro e você vai ter, como eu tive, a certeza de que nem o Inferno de Dante poderia promover maiores sacanagens com quem fosse condenado a ir para lá pagar os seus pecados.

Pois bem, depois do terremoto, o Haiti, com o seu inferno histórico, ficou pelo menos 100 mil vezes pior.

Tales de Mileto disse há 2600 anos que a coisa mais fácil que existia era dar conselhos, ou palpites. Você há de concordar comigo que a afirmação dele continua verdadeira até hoje e até sempre. É tão fácil dar conselhos...

Por isto pergunto o que você acha que se deva fazer no Haiti?

Dê 3 conselhos como sua contribuição ativa, ponderada e inteligente para ajudar a resolver toda aquela desgraça.

Lembro, porém, que o mesmo Tales, perguntado qual era a coisa mais difícil do mundo, respondeu na lata que era conhecer a si mesmo.


Se você misturar estes dois conceitos antes de dar os seus conselhos acho que vai ficar tão perdido quanto está hoje o redator deste Almanaque.

E uma coisinha a mais: Que diabos está fazendo o Nelson Jobim fardado para o combate lá no meio daquela tragédia?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A pornografia e o sexo alcançaram novos patamares, é mole? Você precisa aprender algumas novidades!

Em qualquer civilização, em qualquer momento da História, em qualquer povo dos continentes às ilhas desertas ou semi-desertas, como a Samoa da Margareth Mead, a sacanagem – para usar a palavra mais simples e mais abrangente – sempre seguiu padrões repetidos, repetidos e repetidos com sucesso séculos afora.

Uma das divisões da sacanagem é o voyeurismo. Exposto em pinturas nas paredes de casas de Pompéia, em vasos gregos, em qualquer lugar onde alguém pudesse fazer desenhos você procurando ou não procurando se vê diante de alguma obra em que os costumes sexuais são mostrados para deleite de quem não tenha presenciado a cena, mas aprecia o enredo.

Você poderia imaginar que depois do clímax obtido ao longo do século 20 o voyeurismo se deparasse com uma queda trágica neste início de século 21?

Sacanagem sempre foi algo obsceno. Obsceno quer dizer em latim, o realizado fora da cena. Escondido, secreto.

O século 20 tornou o obsceno no foco das atenções de todos, sendo realizado no meio do palco com todas as luzes em cima.

Resultado: durante a Adult Entertainement Expo , realizada em paralelo à gigantesca CES , a grande feira da tecnologia realizada em Las Vegas todos os anos, os executivos da sacanagem anunciaram que estão entrando no buraco. Buraco financeiro, para evitar mal entendidos.

Com muito ressentimento, pois o pessoal da sacanagem se atribui a popularização e a introdução do VHS e dos DVDs, e hoje se sentem abandonados.

Nos primeiros anos da Internet comprovei este fato ao verificar que dentre as 20 palavras mais acessadas nos mecanismos de busca pré-Google nada menos de 14 eram relacionadas a práticas sexuais.

Gram Ponante, um porta voz da área, diz que o negócio da pornografia tem caído desde 2005. Cada vez menos empresas alugam estandes na feira anual, e lamentam ter caído dos anos dourados em que um bom vídeo (que garantiria a entrada dos produtores no inferno) custava US$79,95 e vendia pelo menos 30 000 exemplares. Hoje as vendas são ridículas e são difíceis de obter bons preços.

As tendências de hoje são coisas menores, mais rápidas, e desesperadamente buscando obter preços altos.

Há novidades de todas as espécies desde a comunicação direta telefônica entre potenciais voyeurs e atores e atrizes a twittadas instantâneas que podem levar o recebedor ao êxtase.

O indigitado Ponante lembra, porém, que cadeias de lojas físicas dedicadas à sacanagem estão se dando bem.

As lições da sacanagem para o marketing como um todo já estão sendo consideradas pelos observadores mais próximos.

Claro que este acesso irrestrito a informações, imagens, fontes de prazer afeta a todos os negócios que crescem na medida em que sejam cortados em fatias menores, mais fáceis de acessar e engolir.

Nas cadeias dedicadas à sacanagem, como Peekway’s da California as lojas com toda a crise de 2009 aumentaram seus negócios em 15 % em relação a 2008, sendo que no estado de Washington, mais frio, subiram 36 %.

Ou seja, como um alerta de marketing: preste atenção às sacanagens, pois de acordo com a turma da Adult Entertainement Expo há muita coisa a aprender com eles.

Preste atenção às sacanagens e você se tornará um profissional mais atualizado de marketing. O que talvez nem seja novidade...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sexto sentido em inglês para começar bem 20 10

Acesse este link http://www.ted.com/talks/pattie_maes_demos_the_sixth_sense.html e ouça a palestra em inglês que vai tornar você - instantaneamente - mais capaz de entender para onde a interatividade vai levar você.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Haverá futuro fora da Internet?

Você hoje pode - se quiser - ter o seu cavalo e decidir usá-lo para ir e vir por todos os pontos.
Vai ser difícil estacionar, vai difícil "abastecê-lo", vai difícil montar e desmontar em muitos lugares. Mas, se você quiser poderá usar o seu cavalo como melhor lhe aprouver.

Você, como tantos milhares de pessoas, poderá - se quiser - escolher os veleiros para ir de um lugar a outro no Brasil e na Terra.
Vai demorar muito mais, mas, como dizem os velejadores, o prazer está em ir e não apenas em chegar.

Você, para escrever qualquer texto sobre qualquer tema pode ir para uma grande biblioteca, pedir os livros onde acha que vá solucionar as suas dúvidas; na mesma biblioteca poderá copiar as informações e sair de lá com material para o seu trabalho.
Vai demorar muito mais, vai ser muito menos eficiente, muito menos preciso, mas você poderá fazer isto a qualquer momento.

A pergunta que abre este texto tem a mesma resposta dada a estas três tarefas teóricas.

Você poderá mergulhar no futuro e deixar a Internet para os outros. Mas você vai ficar muito para trás.

Previsão deste Almanaque:

Nos próximos 15 anos a Internet - e suas alternativas em curso - ocupará 90% do seu dia.